Blog

Sobre a Raça

Staffordshire bull terrier (SBT), também chamado de Staffbull, é uma raça canina de pequeno a médio porte, oriunda do Condado de Staffordshire na Inglaterra.

História

O Staffordshire bull terrier surgiu de uma vertente do Bull-and-terrier, um tipo de cão resultante dos cruzamentos entre os antigos buldogues e alguns terriers, realizados no século XVIII.

 

Como razão da origem do bull-and-terrier, e consequentemente do Staffbull, estão as rinhas de cães que se popularizavam no país no século XIX, principalmente após a proibição do Bull-baiting (Luta entre cães e touros) em 1835.

 

O objetivo era o de obter um animal forte, resistente e ágil ao mesmo tempo, então cruzaram o antigo bulldog com terriers, dando origem ao bull-and-terrier. 

 

Algumas vertentes de Bull-and-terrier foram levadas para os Estados unidos por volta de 1850, no que mais tarde deram origem ao American Pit Bull Terrier e American Staffordshire Terrier; porém os que ficaram na Inglaterra, especialmente a vertente de Cradley Heath no condado de Staffordshire, deram origem ao que chamamos hoje de Staffordshire bull terrier.

 

Seu nome variou por três vezes, até ser finalmente chamado de Staff, em homenagem a seu condado natal.

 

O primeiro registro de um Staffbull em cartório deu-se em 1935 em Londres, com um cão chamado Buller.

 

O Staffbull desempenhou várias funções, mas ficou conhecido especialmente como "cão babá", devido a afinidade e proteção dada às crianças da família

Peso macho: 11-17 kg

Peso fêmea: 10-16 kg

Altura macho: 36-41 cm na cernelha

Altura fêmea: 33-38 cm na cernelha

Pelocurto

Corfulvo, preto, branco, tigrado, e azul

Expectativa de vida: 12-14 anos

Entre em contato

Mensagem enviada com sucesso!

A mensagem não pôde ser enviada, tente novamente.